Reumatismo pode afetar várias partes do corpo

Reumatismo atinge 12 milhões de pessoas no Brasil. As mais comuns são: artrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinites e fibromialgia

Se você está pensando que ‘reumatismo’ é apenas uma doença que afeta as articulações como dores nas juntas, como joelhos, ombros e punhos de idosos, saiba que na verdade, segundo explica o médico Reumatologista do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Dr. Cristiano Zerbini, reumatismo não é uma doença, mas sim, um termo geral para caracterizar cerca de 130 doenças nas articulações (juntas), embora também possam afetar os sistemas respiratório, gastrointestinal e a pele, entre outras partes de nosso corpo.

Reumatismo no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas têm algum tipo de doença reumática, sendo que entre as mais comuns estão: artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, osteoporose, tendinites, bursites e fibromialgia. No entanto, segundo o médico, a exemplo de outras enfermidades, o reumatismo tem tratamento e, quando diagnosticado precocemente e acompanhado por especialistas, tende a se tornar um problema de menor gravidade, sem tanto impacto na qualidade de vida.

INFORMAÇÃO “Estudos mostram que mulheres com idade entre 25 e 45 anos as mais atingidas pelas doenças reumáticas”.

Quem tem reumatismo?

Por se tratar de um grupo de doenças, o reumatismo pode ter várias causas e afetar qualquer pessoa, inclusive crianças. Neste caso, a atrite reumatoide juvenil, que provoca dores nas articulações. Mas, os idosos são os mais acometidos, principalmente por artrose, um problema reumático provocado pelo desgaste natural da cartilagem articular. Já a gota, doença reumática relacionada ao aumento de ácido úrico no sangue é mais frequente nas pessoas do sexo masculino.

Quais os sinais de reumatismo?

Na maioria das vezes, as doenças reumáticas apresentam sintomas claros e podem ser percebidos pelo próprio paciente. Alguns desses sinais são:

  • Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça
  • Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.
  • Fonte - Ministério da Saúde

Cuidados especializados são fundamentais

As doenças reumatológicas podem ter longa duração, causando ansiedade e depressão em alguns pacientes e muito desgaste para a família e exige cuidados especializados, muitas vezes em atenção domiciliar ‘home care’ que auxilia o paciente em seus principais cuidados como na tomar os medicamentos, realizar exercícios físicos e os momentos de repouso. Tudo isso faz uma grande diferença no resultado final dos tratamentos. Diferentes profissionais da área da saúde, se dedicam à avaliação, ao diagnóstico e ao tratamento deste tipo de doença. O objetivo é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas com doenças reumatológicas, evitando ou minimizando possíveis sequelas futuras relacionados ao reumatismo.

Quer saber mais sobre os nossos serviços

Entre em contato conosco!

Saúde com o conforto do seu lar

Jundiaí - SP – Av. Pedro Blanco da Silva, 729 - Jd. Santa Adelaide - 11 4523.0198 / 4523.0199

Americana - SP – Rua Peru, 636 – Sala 101 – 1º andar - Santo Antônio - 19 3648.6406

email: contato@ycarehomecare.com.br