Curativos e administração de medicamentos: qualificação dos profissionais é o diferencial da Ycare

Procedimentos como curativos e administração de medicamentos devem ser realizados por uma equipe especializada e treinada. Essas qualidades são consideradas como a essência de um serviço de homecare

Curativos e administração de medicamentos são duas ações indicadas para muitos pacientes após sair do hospital, já que grande parte têm a necessidade de continuar o tratamento em casa, quer seja na realização de curativos em pós operatórios, úlceras de pressão (escaras) ou na manutenção de sondas e acessos venosos (também no caso de acamados), que requerem cuidados diários ou ainda na administração de medicamentos para pacientes que realizam aplicações contínuas por alguma doença ou tratamento para alívio da dor crônica, entre outros. Por isso é importante contar com uma equipe especializada e treinada para estes tipos de procedimentos. E uma equipe especializada e bem treinada pode ser considerada como a essência de um serviço de homecare. Tratar de um paciente em casa não significa apenas aplicar injeções ou tratar lesões, mas sim, cuidar da pessoa como um ser humano. Este é um dos diferenciais da Ycare Home Care. O outro é, além de seu profissionalismo, realizar os procedimentos de forma humanizada, tratando o paciente, quer seja, criança, adulto ou idoso, como um membro de sua família, respeitando a individualidade e a característica de sua enfermidade. Uma das vantagens de poder receber o tratamento em casa, quer sejam os curativos ou medicamentos é a possibilidade de uma melhora mais rápida, maior autonomia a ele e sua família, ajudando em sua recuperação por estar em um ambiente mais acolhedor e próximo de familiares e amigos. Além disso, o ambiente familiar faz com que o paciente sinta-se mais seguro e tenha o apoio das pessoas que mais ama, ao seu lado.


Medicamentos e curativos

Com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, que atuam desde a indicação médica até os procedimentos a serem realizados em sua residência, a Ycare tem como objetivo a segurança física e mental do paciente, que reflete diretamente em seu bem estar e em sua recuperação. Desta forma, ao ter contato com o paciente, estabelece um plano de cuidados com as prioridades de cada procedimento, para que o paciente não sofra estresse desnecessário. E para conseguir atingir tais objetivos, trabalha com materiais e equipamentos de qualidade, que garantem a eficácia técnica dos procedimentos, sem contaminações, que podem interferir no tratamento, inclusive com a preocupação com o descarte correto das seringas, e agulhas, mesmo em domicílio.


Tipos de Curativos

A Ycare está capacitada para atuar com os diversos tipos de curativos com a mesma eficiência técnica que cada um deles requer e de acordo com a natureza, a localização e o tamanho de cada ferimento.

  • Curativo semi-oclusivo
  • Comumente utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudativas (com fluídos)

  • Curativo oclusivo
  • Não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, a fim de impedir enfisema, e formação de crosta

  • Curativo compressivo
  • Utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a estase e ajudar na aproximação das extremidades da lesão

  • Curativos abertos
  • São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações, etc.


Evite a automedicação

Uma prática bem comum no Brasil é a a automedicação, ou seja, a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, sem a avaliação de um profissional de saúde. O uso incorreto pode levar ao agravamento de doenças, à intoxicação, ao aparecimento de reações adversas graves e à resistência a medicamentos. Pode produzir ainda eventuais interações entre os produtos utilizados, anulando ou aumentando o efeito deles. A prescrição médica (receita médica) apropriada contribui para o uso racional dos medicamentos. Isto é, os pacientes recebem os produtos apropriados à sua condição clinica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível.

Os serviços de home care não são apenas para pacientes de alta complexidade,
mas sim, para todas as situações que requer a atuação de profissionais de saúde.


Administração de medicamentos

Os antibióticos fazem parte da lista de medicamentos que muitas pessoas acreditam que podem utilizar sozinhas, porém não é aconselhável tal prática. A aplicação de medicação em casa deve ser realizada por um profissional capacitado.

  • Pulsão venosa
  • Entende-se por pulsão venosa a aplicação de medicamentos através da via endovenosa (ou seja, o medicamento é inserido dentro da veia).

  • Antibioticoterapia
  • Eles são desenvolvidos para realizar o combate de infecções causadas por bactérias ou outros micro-organismos que atacam diferentes locais do corpo humano.

  • Medicação intramuscular, subcutânea e venosa
  • A responsabilidade de aplicar uma medicação em casa redobra, já que o profissional precisa ser capacitado a avaliar diversos fatores como: Idade do paciente, Estrutura corporal, Tipo de medicação e dosagem.

Quer saber mais sobre os nossos serviços

Entre em contato conosco!

Saúde com o conforto do seu lar

Jundiaí - SP – Av. Pedro Blanco da Silva, 729 - Jd. Santa Adelaide - 11 4523.0198 / 4523.0199

Americana - SP – Rua Peru, 636 – Sala 101 – 1º andar - Santo Antônio - 19 3648.6406

email: contato@ycarehomecare.com.br